quinta-feira, 6 de junho de 2013

06 de junho












Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
        Junho  
Dom    Seg      Ter      Qua     Qui      Sex      Sáb
                                                                       1
2          3          4          5          6          7          8
9          10        11        12        13        14        15
16        17        18        19        20        21        22
23        24        25        26        27        28        29
30       
Ano:    2013
Década:           2010
Século:            XXI
Milênio:           3º
Todos os dias 6 de junho (AO 1945: 6 de Junho) é o 157.º dia do ano no calendário gregoriano (158.º em anos bissextos). Faltam 208 para acabar o ano. Dia com vibração 9 completando a Nonada, zerando e recomeçando uma nova Nonada.
O ser humano ainda não aprendeu a conhecer a beleza da Solidão.
Ele está sempre ansiando por algum relacionamento,
ansiando por estar com alguém ...
E esquece , de alguma maneira, que está só
que ...
  nasceu só, e só morrerá,
não importa o que faça, só você vive.
A solidão é algo tão essencial ao seu Ser
eu não há maneira de evitá-la.
Todos os dirigidos Esforços
A evitar uma solidão falharam e falharão,
 porque são contrários a que você se torne consciente de sua solidão ...
 E é tão lindo experiencia-la, senti-la,
 porque ela é a Libertação do Medo de estarmos sós.
"Solitude" significa simplesmente ser completo.
 Você é inteiro, não precisa de mais ninguém para completá-lo.
Assim,  tente descobrir seu centro mais profundo
Onde você está sempre assim, assim esteve sempre...
 tão pleno,  tão completo e tão transbordante com todas as seivas da Existência.
 Tendo provado sua solidão,  desaparecerá uma dor do coração.
Em seu lugar, um novo ritmo de suavidade paz imensa, alegria e bem-aventurança estará presente.
Isso não significa, que uma pessoa que está centrada em sua solidão não passa fazer amigos.
Na realidade, só ela pode fazer amizades, porque agora isso não é uma mais uma necessidade,  é simplesmente um compartilhar.
Pepitas de Ouro / Osho
VIBRAÇÃO QUANTICA DO NÚMERO 9
Foram vários casos de abordagem no espaço de trabalho por esses dias e  a energia que mais precisou ser esclarecida é a Energia do 9. No mês de dezembro farei algumas abordagens do 9 devido a virada de ano - época que a maioria das pessoas estão dispostas a fazer algum tipo de modificação na vida. Anteriormente essas mudanças ficavam apenas no papel da memoria como desejo; atualmente a vida tem feito as pessoas a mudarem de qualquer forma. Todos os ambientes: familiar, individual, empresarial, social estão passando por reformulações que levam para a integridade do ser humano. Estamos vivendo uma época de resgate de valores, da importância do bem estar e desenvolvimento sustentável.
Porque tantas mudanças ocorrem num periodo numerologico 9 ou sobre a vibração de vida 9 na alma, personalidade, missão de vida e destino de vida?
"Quando você começa a negociar um novo mundo de poder, falsas expressões de poder não podem se sustentar, porque elas não apóiam as visões do indivíduo desperto".
Isha Lerner
Tenho alguns amigos (as) numerologos que falam bocados do número 9, clientes que só de saberem que irão entrar no ano pessoal 9, ou ciclo ou momento 9 em seus mapas começam a contorcer-se no sofá. E eu compreendo perfeitamente o que significa a incomodação do 9 na vida de uma pessoa, de uma organização.
Como eu tenho o 9 como número de alma, tive o primeiro ciclo de vida na energia 9 e tenho várias letras em transito no nome  "numerologia projetiva" eu tive que aprender no começo à força como deveria ser o tipo de emanação da energia do 9 e cada dia aprendo mais. Posso afirmar que meu aprendizado até pouco tempo atrás foi na dor. Sou bem inteligente ( não sou convencido, mais sou autodidata nata , fui criada com muita rigidez e reconheço que foi necessário para manter-me na linha que hoje preciso seguir) e isto prejudicou-me muito em todos os aspectos de desenvolvimento de relacionamento humano e comigo mesma. A tolerância foi algo que tive que aprender APANHANDO MUITO. Sinceramente espero que não seu caso.
Eu não queria ouvir ninguém e depois de muita surra na vida eu hoje:
Ao contrário de muitas pessoas que temem a vibração do número 9 em suas vidas eu simplesmente adoro. É momento de mudar, de transformações acontecerem, de despedir-se de tudo o que não é igual AMOR.
Isha Lerner diz:
"O Eremita (9) ao chegar na vida representa o ponto no qual a pessoa começa a preparar o inconsciente para o renascimento ou recomeço de uma vida em um outro nível de sabedoria e serviço".
A paz do 9 encontra-se nas meditações, contemplações e reflexão silênciosa.
 Na vibração quantica do 9 vamos iniciamos as revelações - chegando-se  ao discernimento - e vamos abandonando o véu de ilusão, mentira pessoal e coletiva. O 9 pede para estarmos atentos a nossa jornada interior, purificando, crescendo, reconhecendo nossos limites. É a jornada essencial aos recantos do inconsciente que facilita as bases de um futuro promissor e iluminado.
Portanto todas as pessoas que possuem número de alma 9, destino de vida 9, missão de vida 9 devem primeiro buscar a pratica da meditação, a purificação do inconsciente para liberar energia de amor dentro e fora de si. Sem isto, sinto dizer a vida é muito sem graça.
Um dia uma pessoa amiga disse que era difícil receber amor, eu disse para ela que recebemos aquilo que plantamos: se desejamos receber amor - devemos fabricar o amor em nossas ações, na forma de comunicar-se, na forma de nos sentir. Não existe mesmo outro caminho mais seguro. A felicidade somente bate a nossa porta, quando já estamos fabricando amor aos 4 cantos do nosso mundo interior e exterior.
O 9 aprende duas coisas importantes: O AMOR NÃO VEM ATÉ VOCÊ E A FELICIDADE TAMBÉM NÃO VEM ATÉ VOCÊ - VOCÊ É QUE FABRICA O AMOR E A FELICIDADE.
Para você receber primeiro você terá que proporcionar amor e felicidade aos outros; você terá que fazer sentir-se amor por você e vibrar de felicidade por você. Nada absolutamente vem de forma dessa forma interior se você primeiro não emanar essas energias.
Geralmente as pessoas que possuem vibração de alma, personalidade 9 são muito inteligentes.  As pessoas que o nome completo e data de nascimento completa resultam num 9 também são bem inteligentes, possuem igualmente as almas e personalidades 9 vontade de serviço e bem ao próximo.
 Percebo que a maioria dos individuo (9) tem uma intelectualidade bem desenvolvida e  é tanta a intelectualidade que possuem uma grande dificuldade de relacionar-se com outras pessoas profundamente, e terem paz. Precisam dilacerar a rigidez, dissolver a crença de que vieram aqui para serem salvadores da humanidade ou deixar de serem ao extremo de egoístas e insatisfeitos.
Dias atrás disse para uma pessoa: Muita Intelectualidade atrapalha a vida da pessoa, pois parece um vedacit que impermebializa o cardíaco. Tudo a pessoa começa a rotular e querer entender, NÃO ACEITANDO os fatos apenas como os são e estão no momento. E é interessante porque não falo nada do que eu mesma já não passei e observei.
A pior dor que eu senti na minha vida não foi nos momentos do meu sofrimento pessoal, mais foi de ver meus amigos e parentes sofrendo por pura ignorância - este tipo de sofrimento quase me matou. Levaram-se 45 anos para que meu ser aceitasse o sofrimento alheio e posso afirmar que tem alguns dias minha cura. Atualmente quando alguém me conta que um pai estuprou, ou alguém que tem câncer, esclerose, ou outro tipo de situação eu sinto um aperto no coração - mais logo eu começo irradiar amor para pessoa, já coloco a pessoa dentro de um tubo de luz violeta e digo para que Deus cuide desta pessoa com muito carinho. Tento falar com o Eu Superior da Pessoa para que ele consiga acessar o espirito da pessoa e comece a transformação. Está é a maior dificuldade que eu tenho na minha vida não sofrer com o sofrimento alheio.
A vibração quantica correta do 9 é:                                                
                                                   "estado búdico ou estado cristico".
 Nos dois "estados" Buda e Jesus Cristo não deixaram suas mentes serem perturbadas ou a personalidade  ser corrompida por homens ou situações externas.
É muito importante que nós seres humanos compreendamos a importância de uma mente forte, uma mente  como folhas de uma arvore bem flexível e ventilada, aberta para o mundo e ao momento presente.
Para o 9 é necessário uma dose incrivel de paciência, boa vontade e determinação para defragmentar  os paradigmas de crenças, pensamentos, emoções. Como as situações sempre estão sendo transformadas, aprendemos a nos desapegar, e olhar a vida de uma forma mais no agora. A energia do 9 denota Atenção no Presente, Ações de Amor e Integração com os Meios de Sustentação no Planeta Terra.
Estão aqui os grandes ocultistas, os descobridores de formulas médicas que curam, os grandes Gurus, e os Seres que irão fazer toda diferença de Viver: Deixar um Legado Para Toda Humanidade.
                 DESPRENDIMENTO, LIBERTAÇÃO, PURIFICAÇÃO, SOBERANIA, RESPEITO
         PERSEVERANÇA, PERDÃO, AMOR INCONDICIONAL, SABEDORIA, MISTÉRIO, PRUDENCIA
            SUSTENTABILIDADE, LIDERANÇA PELO EXEMPLO, TRANSCENDÊNCIA, COMPAIXÃO
        VITÓRIA PELO AMOR, HUMANITARISMO, CURA, CONCLUSÃO, SOLITUDE,
                 LIMPEZA DOS REGISTROS DO INCONSCIENTE PESSOAL E INTERPLANETARIO
A NATUREZA, ESTADO BUDICO, ESTADO CRISTICO, LIBERTAÇÃO DOS CONDICIONAMENTOS,
LIBERTAÇÃO DO SOFRIMENTO, RENASCIMENTO, FORÇA, BELEZA,  LUZ PROPRIA, PARANORMALIDADE, INCONSCIENTE COLETIVO, DOMINIO DOS 5 SENTIDOS, INDEPENDENCIA
Estamos todos vivendo uma Era que é primordial a energia quantica 9, o tipo de "estado búdico e cristico" devem ser "ascencionado" em cada alma, mente, coração. Estamos passando por um momento de purificação na Terra, é natural enxergarmos tanto lixo, tanta desarmonia, e existir tanta insatisfação.
O bom, é que sabemos como atingir à paz, é através da energia do 9 que iremos transcender a cada momento as dificuldades da ignorância pessoal e coletiva. Estamos vivendo a limpeza do inconsciente pessoal e coletivo.
É necessário jogarmos fora a ignorância da alma, da mente, abrirmos nosso coração para liberar a cura das feridas de tantas existências e experiências que às vezes não foram agradáveis.
Mudanças de hábitos e conscientização: Algumas pessoas perguntam como eu faço: eu algum tempo atrás comecei meditar  e fazer yoga, logo não comi mais carne e outros tipos de alimentos e bebidas que não fazem bem a saúde física, mental e emocional. Eu também tinha preferência de alimentar-me fora de casa, hoje faço o possível que eu mesmo prepare meu alimento. Os pensamentos e emoções influenciam os alimentos que estamos comendo. E há vários anos que dou preferência no ambiente de trabalho por almoçar sozinho, isolado. A hora do alimento é sagrada - é melhor que não tenha ninguém negativo ou falando asneira ao seu lado. Cada um que absorva seu veneno - eu penso assim.
Comecei a tomar floral e depois fui estudar sobre florais, pois sentia melhora no meu campo emocional e bem estar. Comecei entender melhor sobre auras, energia, bionergética e finalmente por ultimo fui estudar como funciona os chakras pois percebi que são centro de energia e precisam estar limpos, ativos  e em equilibrio.
Faxinas: Depois de um tempo, eu tinha um amigo e uma amiga que sempre conversava por telefone e pessoalmente - quando comecei a mudar minha alimentação e fazer meditação tive que literalmente cortá-los da minha vida. Percebi que eles não faziam-me bem. Só falavam coisas que tornaram-se inutéis. E algo aconteceu minha vida começou caminhar para frente. Tive que cortar várias outras amizades e realmente criar um espaço grande dentro do meu ser para estar sempre vazio e conceder energia para colocar-me firme no mundo sem perturbações mentais ou distorcimento da minha personalidade.
Não estou sugerindo que você fique sem amigos, mais viver uma epoca como atualmente, estar num momento de vida 9, ou ano pessoal 9, ou ciclo de vida 9 - se faz necessário realmente uma grande faxina eu tenho bastante experiência nesse tipo de faxina e posso te garantir que faz realmente muito bem!
Espaço Geográfico: Assim como nosso corpo requer cuidados, desintoxicação, alimentos energéticos e vitaminas... Nosso espaço geográfico precisa passar por mudanças: mudança de casa, mudança de estado civil, reforma de casa, roupas novas. Eu já mudei tanto de casa que parece piada, mais cada mudança eu percebia a vizinha, a rua etc... E fui percebendo que quanto mais calma eu ficava melhores vizinhos eu tinha, e em um bairro mais humano e calmo eu ia morar. Mudei o armário de roupas, e aconteceu uma aceitação melhor do meu corpo, das situações e pessoas. Conforme fui tornando-me mais leve, mais leve a vida foi ficando. Mudou minha cabeça, mudou tudo! Dos 15 anos em diante de vida todo final de semana pego a estrada é raro não estar na estrada para visitar minha mãe. É gente de todo tipo de nacionalidade e cultura.
Relacionamentos: Acho que nenhum homem ou mulher passa por esta vida sem namorar ou apaixonar-se por uma pessoa cafajeste, quando comecei a fazer todas essas mudanças aconteceu algo: eu aprendi a não relacionar-me com gente louca, destonada, desamada, ciumenta, interesseira etc. Um grande Apagador se fez presente nas relações passadas, eu abandonei de vez a mala do sofrimento. A solidão não assustou mais. Meu coração abriu primeiro para mim, meus pais, as pessoas, a natureza, ao ar, à chuva, ao sol, para depois de sentir cada uma dessas existências em sua somente grandeza estar pronta para realmente amar outra pessoa.  Aqui encontrei a Gratidão por tudo que foi minha vida, pois pude compreender a cada experiência que vivi.
O porteiro do prédio que eu moro disse hoje assim: tem uma mala de sofrimento que eu carrego: uma ex namorada de 1997 - quando lembro dela tomo todas! Eu dei risada, e disse: joga essa mala fora!
Mais sei que não é fácil jogar, derepente lá vem as lembranças. Para esse mal eu usei a meditação mesmo com ativação de dna - para limpar e libertar!
Finanças: As questões financeiras no 9 não são prioridade, e sim a Essência eu aprendi que para passar tantos anos da vida na vibração 9 e ter uma alma 9 para prosperar é necessário servir ao próximo realmente com amor e sabedoria. Muitas pessoas não progridem ou a vida não flui porque não fazem doação principalmente de AMOR. A energia do 9 é mais fortalecida quando você começa a fazer caridade para quem realmente precisa. Eu disse: para quem realmente precisa. A doação também inclui: o ensinar o outro pescar! Você irá ensinar o outro duplicar sua ação e tudo irá ser transformado para melhor.
Cultivar o Amor Próprio: Sugiro que você olhe-se no espelho por 5 minutos antes de ir para seu trabalho ou um encontro qualquer. Pergunte para o Espelho, Você o que você deseja do encontro, da reunião, da sua Vida e Apenas Ouça seu Ser a te responder. O exercício de autoobservação é uma cura profunda, é o silêncio trazendo as respostas de tantos "porques e como" você perguntou por uma vida inteira.
Respeito: Se você não aprendeu a sentir-se como disse no exercício acima é impossível você olhar para o outro sem critica, é impossível você aceitar os fatos e pessoas como elas são, é impossível você compreender e sentir o que é COMPAIXÃO & SABEDORIA, é impossível você compreender o que é PERDÃO  e LIBERTAÇÃO DA CULPA.
Doação: As pessoas 9, precisam estar preparadas para fazer doação. Primeiro cuide de você. Respeite seus limites. As vezes queremos tanto ajudar as pessoas, e colhemos o pior tipo de sentimento que um terapeuta pode sentir a respeito de quem está tratando: pena, dó, indignação, seja o que for. Ajude apenas quem realmente quer mudar! Compartilhe o que você conhece e multiplique seu conhecimento.  Siga sua trilha, o 9 não veio aqui para seguir ninguém - o 9 veio aqui para liderar através do Amor & do Servir!
Perdas: E posso afirmar, que você irá encontrar todo tipo de dificuldade em sua vida, irá perder tudo pelo menos 1 vez na vida, terá que recomeçar várias vezes do Zero. Se no mundo existem trilhões de espiritos obsessores a maior parte vai te perseguir! Esteja atento, é muita luz - esses espiritos precisam absorve-la e que não seja de você então - encaminhe-os para luz!
Dizer Não, respeitar os limites! Sua maior dificuldade será lidar com a família ou pessoas que você desenvolver afeição até você aprender que cada um vive o que escolheu e plantou, até você aprender novamente que o professor sempre ensina a lição - mais depende o aluno a vontade e compromisso de aprender e ser independente!
O que fazer em um ano pessoal 9, em um momento 9
Livre-se de tudo o que não presta, de tudo que é lixo.
Dias atrás uma pessoa me disse numa sessão de trabalhos terapeuticos que eu tinha dito: como você quer melhorar se seus pensamentos parecem um quarto cheio de lixo e entulho. Eu disse para ela: eu não falei nada não. Ou seja, o mentor dela falou  para ela claramente, e assim somos todos nós na "era de informação montando nosso quarto de sujeira com nossos pensamentos e crenças". Limpe sua mente, liberte-se dos dogmas!
1) doe as roupas que você não usa mais
2) doe objetos que você não usa mais
3) desligue-se de relacionamentos que significam estar envolvidos com o sofrimento e autodesrespeito.
4) mude seu visual caso sinta necessidade
5) vá conhecer-se, pratique o autoconhecimento
6) mude de casa se tiver com vontade
7) livre-se de amizades orquideas, interesseiras, nocivas e agourentas
8) mude de profissão, mude de país
9) faça o que você deveria ter feito há mais de 10 anos atrás
10) liberte-se das crenças e emoções negativas
11) procure ajuda para você conseguir achar-se se for necessário
12) não tenha medo de Amar
13) fale não quando necessário
14) diga sim quando necessário
15) livre-se de tudo o que já foi e você continua querendo que seja agora, sendo que não é.
16) deixe o passado no passado, e viva o presente aproveitando todas as oportunidades mesmo que no meio de adversidades.
17) para de justificar-se, de desculpar-se e culpar-se
18) seja objetivo
19) renasça a cada dia,
20) esteja cada dia mais em contato com você e a natureza
21) acerte com seus antepassados e ascendentes.
Eu tive uma experiência bem interessante no meu último ano 9, quando estava no 6º mês do meu ano pessoal 9 - não queria ver ninguém por perto ( reclusão). Li vários livros, fui fazer uma dieta bem especial, fiquei meio um palito  e meio que  surtei. Terminei o ano mudando de casa, supermercado por perto, buzinas etc. Quando terminou o ano 9 pessoal eu dei um fora para sempre neles. Essa é a energia do 9: rescendir o que não tem mais sentido.
Quando a pessoa não está em equilibrio, geralmente no ano 9 pessoal começa agredir e julgar as pessoas mais próximas de tanta rigidez e dogmas que acaba criando dentro do campo mental. É a consequência da não aceitação, da não entrega, do não amor pessoal.
No ano 9 ficamos muito em frente a nós mesmos e acabamos enxergando no outro o reflexo da nossa sombra.
Filhos: "As vezes nossos filhos não são aquilo que sonhamos, mais pode crer eles são o melhor que podem ser. Aproveite a felicidade que eles podem te proporcionar. Cuide de Você e da Sua Vida. Se seu filho (a) é homosexual, bandido seja lá o que for, aceite e viva melhor. Cada um tem seu papel aqui, precisamos amadurecer para compreender que tem coisas que estão acima de nossa vontade, precisamos respeitar as escolhas dos outros". Isaack
Gratidão, Respeito, Reconhecimento
Não espere receber muito obrigado, reconhecimento e gratidão.
Essa virtude é Apenas para soberanos  e nobres de Alma e espírito;  e eles não irão apenas responder verbalmente eles irão surpreender você com ações extraordinárias!
Não espere reconhecimento das pessoas mais próximas, devido até seu próprio comportamento de falta de autoestima ou prepotência elas são meio que inibidas de validar e edificar você, os ganhos da vida sempre vem de outra linhagem - vem daqueles que você auxilia indiretamente ou desinteressadamente - sem esperar absolutamente nada em troca.
E finalmente posso assegurar para você que é um genuíno número 9: que o seu "quântico"  é  ser dissolvido pelo fogo, que aquece, desfragmenta formas e transforma  cada matéria. Envolva-se em todos os processos, queime-se e permita-se virar um lindo diamante.
Acostuma-se a viver longe de seus queridos, a ser abandonado, imcompreendido,  a estudar muito, a ser testado pelos outros, bom não importa. O que realmente importa, é que você tem que ser o próprio amor e sabedoria ambulante.
Esteja preparado para viajar muito em sua vida, acostume a lidar com todo tipo de gente. Acostume com as coisas esquisitas acontecendo com você, Jesus Cristo teve que lidar com a esquizofrenia espiritual humana, Buda também, Krisna também. Todos os homens, grandes homens foram recharçados, ignorados, odiados, mortos pelo coletivo, invejados, confrontados e pasmem: eles não relutaram, continuavam pregando o amor, preferiram morrer a vender suas essências, sua própria paz. João Batista incomodou tanto no tempo dele que deceparam a cabeça dele num banquete.
Portanto quero ainda dizer: o 9 é AMOR não idealismo - o idealismo leva ao Fanatismo.
Se existem pessoas que dizem eu quero isto e ponto. O 9 é diferente, todas suas ações impactam com o coletivo, portanto seja integro sem negligenciar a coletividade e sua Existência.
Por experiência própria é necessário o professor de vez enquando deixar  o aluno cair  na cova dos leões. Primeiro, se alguém está próximo de ser jogado na cova de leões como Daniel é porque procurou, você pode ensinar como sair mais ir junto na cova já é demais - as vezes é realmente necessário você deixar o "ser" apagar o fogo, aprender domar a fome do leão. Isto significa deixar o outro crescer, sentir-se capaz de autoproteger-se, de exercer a fé e colocar em prática o que você ensinou e a vida também.
O 9 deve  aprender que rigidez não é disciplina: eu  tive experiências a nível pessoal e espiritual que as labaredas tomaram conta do meu ser, e ainda via-me sendo estilhaçado com uma espada, até eu aprender a render-se, entregar-se, ser humildade, não mais rotular, não mais questionar, vencer ao ego, aos desejos mundanos e aprender que não vale mesmo fazer valer a verdade, pois cada um tem a sua verdade. 
Se todo mundo vai pelo caminho A e B o 9 está indo por um caminho paralelo, ele é mestre. Ele vai abrindo o caminho das soluções. Tudo acontece com ele, acende e apaga a luz. Ele começa e finaliza tudo desde o 1. Tem integrar-se com tudo e todos, sabendo exercer com maestria o amor, a desidentificação, a neutralidade, e desprendimento.
E algo que todo 9 deve estar ciente é lidar com a solidão, que conscientizando-se positivamente vibrará no estado de solitude, observador e completo sendo capaz de compartilhar.
E sem pratica da espiritualidade o 9 fica bem limitado, fica incompleto, "oco" porque somente intelectualidade não sacia a alma de ninguém!
O Grande Mestre 9 é Deus, não sei de outro método tão eficiente do que entregar-se à ele. O silêncio faz com que nossa essência consiga acessá-lo grandiosamente. 
O caminho é esse! É o agora. É a aceitação. Acordar! Despertar!
Eu recomendo para todas as pessoas que estão vivendo um momento 9 que façam meditação, procurem aceitar a si mesmas, suas experiências e zerem tudo no ponteiro para começar de novo.
"Quando você realmente acorda, você é o Espírito em Ação".
Eu costumo dizer, que você pode derrubar qualquer outro número - mais o 9 você pode esquecer - quantas vezes você derrubar ele vai ressuscitar. Para o 9 não existe morte e sim transcendência.
Eu costumo dizer: o 9 é o Deus Forte!
Eventos históricos
1513 - Guerras Italianas: Batalha de Novara. As tropas Suíças derrotam as francesas de Luis II de la Trémoille, forçando a França a abandonar Milão. O duque Massimiliano Sforza é restaurado no poder.
1523 - Gustavo I da Suécia é eleito rei da Suécia, marcando o fim da União de Kalmar.
1654 - Carlos X é o sucessor de sua prima abdicada Rainha Cristina no trono sueco.
1663 - Início do cerco a Évora pelo exército espanhol, comandado por D. João de Áustria.
1674 - Shivaji, fundador do Império Maratha, é coroado rei.
1769 - O Marquês de Pombal coloca a Inquisição sob protecção régia.
1752 - Um incêndio devastador destrói um terço de Moscou, incluindo 18,000 casas.
1770 - Fundação da casa de ópera mais antiga da América Latina em funcionamento: o Teatro Municipal de Ouro Preto.
1808 - O irmão de Napoleão Bonaparte, José Bonaparte, é coroado rei da Espanha.
1858 - Fundação de Formiga, em Minas Gerais.
1909 - Fundação do Resende Futebol Clube, na cidade de Resende, estado do Rio de Janeiro.
1912 - Fundação de Lagoa Dourada, em Minas Gerais.
1919 - Fim da República de Prekmurje.
1944 - Segunda Guerra Mundial: Desembarque na Normandia de 155.000 soldados das tropas aliadas (Dia D).
1946 - A União Soviética estabelece relações diplomáticas com a Argentina.
1965 - O município de Caibi, Santa Catarina é emancipado.
1966 - Após três dias em órbita, a nave espacial tripulada Gemini IX, do Projeto Gemini, retorna à atmosfera terrestre.
1974 - Fundação do Arapongas Esporte Clube, na cidade de Arapongas, estado do Paraná.
1975 - Ocorre o Levantamento de 6 de Junho de 1975 na cidade de Ponta Delgada, Portugal.
1978 - Estréia pela primeira vez o 20/20, um programa da rede de televisão estadunidense ABC.
1984 - Criação do jogo Tetris.
1985 - Localizado o corpo do criminoso alemão Josef Mengele.
1999 - Inauguração do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto
2006 - Integrantes do Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST) depredam o Congresso Nacional, em Brasília.
Nascimentos
1436 - Johannes Müller von Königsberg, matemático e cosmógrafo alemão (m. 1476).
1502 - João III, rei de Portugal (m. 1557).
1519 - Andrea Cesalpino, naturalista italiano (m. 1603).
1599 - Diego Velázquez, pintor espanhol (m. 1660).
1606 - Pierre Corneille, dramaturgo francês (m. 1684).
1714 - José I, rei de Portugal (m. 1777).
1750 - Abade Correia da Serra, cientista português (m. 1823).
1756 - John Trumbull, pintor estadunidense (m. 1843).
1781 - João Carneiro da Silva, Barão de Ururaí (m. 1851).
1799 - Alexandre Pushkin, poeta russo (m. 1837).
1816 - Tristão José Monteiro, comerciante e colonizador brasileiro (m. 1892).
1829 - Geronimo, líder apache dos EUA (m. 1909).
1848 - António Gomes Leal, poeta português (m. 1921).
1850
Karl Ferdinand Braun, físico alemão e ganhador do Nobel de Física (m. 1918).
Francisco José Ribeiro de Vieira e Brito, bispo português (m. 1935).
1855 - Carlos Norberto de Sousa Aranha, político brasileiro (m. 1945).
1857 - Aleksandr Lyapunov, físico e matemático russo (m. 1918).
1860 - William Ralph Inge, escritor britânico (m. 1954).
1864 - Sá Cardoso, político e militar português (m. 1950).
1868 - Robert Falcon Scott, oficial da marinha britânica e explorador antártico (m. 1912).
1869 - Siegfried Wagner, compositor e maestro alemão (m. 1930).
1871 - Tsunessaburo Makiguti, fundador e primeiro presidente da Soka Gakkai (m. 1944).
1872 - Alexandra Feodorovna, czarina da Rússia (m.1918).
1875 - Thomas Mann, romancista alemão (m. 1955).
1879 - Patrick Abercrombie, arquiteto e urbanista inglês (m. 1957).
1880 - William Thomas Cosgrave, político irlandês (m. 1965).
1884 - Levino Fânzeres, pintor brasileiro (m. 1956).
1887 - Ruth Benedict, antropóloga estadunidense (m. 1948).
1888 - Valerian Kuybyshev, revolucionário e político russo (m. 1935).
1889 - Richard Réti, enxadrista austro-húngaro (m. 1929).
1890 - Leo Vaz, escritor e jornalista brasileiro (m. 1973).
1896
Henry Allingham, ex-soldado britânico, e homem mais velho do mundo até a data da morte (m. 2009).
Italo Balbo, político e militar italiano (m. 1940).
1901 - Sukarno, político indonésio (m. 1970).
1903 - Aram Khachaturian, compositor armênio (m. 1978).
1906 - Max August Zorn, matemático alemão (m. 1993).
1909 - Isaiah Berlin, filósofo e historiador soviético (m. 1997).
1910
Fritzi Burger, patinadora artística austríaca (m. 1999).
Marina Freire, atriz brasileira (m. 1974).
1917
César de Alencar, ator brasileiro (m. 1990).
Kirk Kerkorian, empresário estadunidense.
1918 - Edwin Krebs, bioquímico estadunidense e ganhador do Nobel (m. 2009).
1923
Ivor Bueb, automobilista inglês (m. 1959).
1923 - Virginia Cleo Andrews, escritora estadunidense (m. 1986).
1926
Alex Sanders, fundador da Tradição Alexandrina da Wicca (m. 1988).
Joaquim Rosa, ator português.
1927 - Liana Duval, atriz brasileira (m. 2011).
1928 - Eduardo Krieger, médico e fisiologista brasileiro.
1930
Ian Burgess, ex-automobilista inglês.
Carlos Maximiliano Fayet, arquiteto brasileiro (m. 2007).
1932 - David Scott, astronauta estadunidense.
1933 - Heinrich Rohrer, físico suíço e ganhador do Nobel de Física.
1934
Alberto II, rei da Bélgica.
Carlos Nobre, cantor e compositor brasileiro.
1935 - Grant Green, músico estadunidense (m. 1979).
1936
Malangatana, pintor moçambicano (m. 2011).
Maysa Matarazzo, cantora e compositora brasileira (m. 1977).
1938 - Luís Gastão de Orléans e Bragança, príncipe herdeiro do Brasil.
1941 - Neal Adams, quadrinista americano.
1942 - Norberto Rivera Carrera, cardeal mexicano.
1943
Dagoberto Fontes, ex-futebolista uruguaio.
Richard Smalley, químico estadunidense, ganhador do Prêmio Nobel de Química (m. 2005).
1944
Phillip Allen Sharp, biólogo estadunidense e ganhador do Nobel.
Edgar Froese, músico alemão.
1945 - David Dukes, ator norte-american. (m. 2000)
1946 - Jesualdo Ferreira, treinador de futebol português.
1947
David Blunkett, político britânico.
Robert Englund, ator e diretor norte-americano, famoso pela interpretação de Freddy Krueger.
Ada Kok, ex-nadadora holandesa, campeã olímpica.
1948
Richard Sinclair, músico inglês.
Rocco Buttiglione, político italiano.
1949 - Newton Mesquita, artista plástico brasileiro.
1950 - José Silva Peneda, político português.
1951 - Noritake Takahara, ex-piloto japonês de Fórmula 1.
1952
Harvey Fierstein, ator, dramaturgo e roteirista estadunidense.
Guillermo La Rosa, ex-futebolista peruano.
1953 - Walter Novellino, treinador de futebol e ex-futebolista italiano.
1954
Władysław Żmuda, ex-futebolista polonês.
Jorge Mendonça, futebolista brasileiro (m. 2006).
1956
Björn Borg, ex-tenista sueco.
Lula Pereira, treinador de futebol brasileiro.
1957 - Fábio Barreto, cineasta brasileiro.
1958
Eugénia Melo e Castro, cantora e compositora portuguesa.
João Paulo Cunha, político brasileiro.
Paul Burrell, empregado da família real britânica.
1959
Georgios Voulgarakis, político grego.
Amanda Pays, atriz inglesa.
Jimmy Jam, compositor e produtor musical estadunidense.
Manuel Mozos, cineasta português.
1960
Jozef Pribilinec, ex-atleta eslovaco, campeão olímpico.
Steve Vai, guitarrista norte-americano.
1961 - Tom Araya, integrante chileno da banda Slayer.
1962 - Heloísa Helena, política brasileira.
1963
Jason Isaacs, ator inglês.
Eric Cantor, político estadunidense.
Dariusz Kubicki, ex-futebolista e treinador de futebol polonês.
1964 - Vincent Young, ator norte-americano.
1966
Faure Gnassingbé, presidente do Togo.
Tony Yeboah, ex-futebolista ganês.
Fabiana Scaranzi, jornalista brasileira.
1967
Miguel Hurst, ator português.
Paul Giamatti, ator norte-americano.
1969 - Simone Moreno, cantora brasileira.
1970
Jonathan Davis, músico norte-americano (Korn).
Albert Ferrer, ex-futebolista espanhol.
James Shaffer, guitarrista estadunidense.
1971 - Silvia Jato, modelo espanhola.
1972
Cristina Scabbia, vocalista da banda italiana de gothic metal Lacuna Coil.
Oscar Díaz, ex-futebolista colombiano.
1973 - Patrick Rothfuss, escritor norte-americano.
1974
Uncle Kracker, cantor estadunidense.
Rolando Fonseca, ex-futebolista costarriquenho.
1975
Souza, ex-futebolista brasileiro.
Nenê, futebolista brasileiro.
1976
Z-Ro, rapper estadunidense.
Geoff Rowley, skatista inglês.
1977 - David Connolly, futebolista irlandês.
1978
Jessica Kresa, wrestler estadunidense.
Igors Vihrovs, ginasta letã.
Andrew Reynolds, skatista estadunidense.
Carl Barât, músico da banda The Libertines.
1979
Damián Manso, futebolista argentino.
1981
João Paulo, futebolista português.
Andrew McFarlane, ator norte-americano.
Johnny Pacar, ator estadunidense.
1982 - Antti Okkonen, futebolista finlandês.
1983
Margarida Vila-Nova, atriz portuguesa.
Gianna Michaels, atriz norte-americana.
Michael Krohn-Dehli, futebolista dinamarquês.
1984
Antimo Iunco, futebolista italiano.
Noor Sabri, futebolista iraquiano.
1985
Drew McIntyre, wrestler escocês.
Sebastian Larsson, futebolista sueco.
Sōta Hirayama, futebolista japonês.
1986 - Tiago Targino, futebolista português.
1987
Cássio Ramos, futebolista brasileiro.
Rubin Okotie, futebolista austríaco-paquistanês.
1988
Yasmin Brunet, modelo brasileira.
Ryan Brathwaite, atleta barbadiano.
1989 - Jonathan Reis, futebolista brasileiro.
1990
Gavin Hoyte, futebolista inglês.
Vid Belec, futebolista esloveno.
Ashleigh Chisholm, atriz australiana.
1992
Megumi Murakami, cantora japonesa.
Kim Hyun Ah, cantora e modelo sul-coreana
Falecimentos
1480 - Vecchietta, artista e arquiteto italiano (n. 1412).
1548 - D. João de Castro, fidalgo português (n. 1500)
1554 - Hieronymus Schurff, jurista alemão (n. 1481).
1563 - Ikeda Nagamasa, comandante samurai japonês. (n. 1519).
1583 - Nakagawa Kiyohide, senhor feudal japonês (n. 1556).
1832 - Jeremy Bentham, filósofo e jurista inglês (n. 1748).
1840 - Marcelino Champagnat, fundador da congregação dos Irmãos Maristas (n. 1789).
1861 - Conde de Cavour, estadista piemontês.
1881 - Henri Vieuxtemps, violinista e compositor belga (n. 1820).
1885 - Carlos João Rademaker, sarcedote católico português (n. 1828).
1897 - Manuel José do Conde, Visconde do Rosário (n. 1817).
1914 - Artur Jaceguai, militar e nobre brasileiro (n. 1843).
1918 - Emílio de Meneses, jornalista e poeta brasileiro, imortal da Academia Brasileira de Letras e mestre dos sonetos satíricos.(n. 1866)
1920 - António Maria Baptista, político português (n. 1866).
1928
Nilo Cairo da Silva, criador intelectual da Universidade Federal do Paraná (n. 1874).
Luigi Bianchi, matemático italiano (n. 1856).
1935 - Líria Marçal, atriz e dubladora brasileira (m. 1996).
1943 - Artur Neiva, cientista e político brasileiro (n. 1880).
1944
Thomas Meehan III, oficial militar estadunidense (n. 1921).
Paul Cornu, engenheiro francês (n. 1881).
1946 - Gerhart Hauptmann, dramaturgo alemão (n. 1862).
1947 - Rudolph Ahrons, engenheiro brasileiro (n. 1869).
1948 - Louis Lumière, pioneiro do cinema francês (n. 1864)
1956 - Hiram Bingham, explorador estadunidense (n. 1875).
1961 - Carl Gustav Jung, psicólogo suíço (n. 1875)
1962 - Yves Klein, artista francês (n. 1962)
1968 - Robert Kennedy, senador norte-americano.
1969 - Francisco Fernandes Lopes, médico português (n. 1884).
1976 - Jean Paul Getty, industrial estadunidense (n. 1892).
1979 - Jack Haley, ator estadunidense (n. 1898).
1982
Kenneth Rexroth, poeta estadunidense. (n. 1905).
Rolls Gracie, lutador brasileiro de jiu-jitsu (n. 1967).
1985 - Vladimir Jankélévitch, filósofo e musicólogo francês (n. 1903).
1994 - Barry Sullivan, ator norte-americano (n. 1912)
1996 - George Davis Snell, geneticista estadunidense e Nobel de Fisiologia/Medicina (n. 1903).
1997 - Bené Nunes, compositor e pianista brasileiro (n. 1920)
2000 - Moreira da Silva, compositor e cantor brasileiro (n. 1902)
2001
Suzanne Schiffman, roterista francesa. (n. 1929).
Marie Brémont, a pessoa mais velha do mundo até a data de sua morte (n. 1886).
2005 - Dana Elcar, ator estadunidense (n. 1927).
2006 - Billy Preston, organista norte-americano.
2009 - Jean Dausset, imunologista francês e ganhador do Prêmio Nobel de Medicina (n. 1916).
2010 - Marvin Isley, baixista estadunidense da banda The Isley Brothers (n. 1953).
Feriados e eventos cíclicos
Antiga Trácia:
Dia de Bendis, deusa lunar.
Dia de São Marcelino Champagnat (Fundador da Congregação dos Irmãos Maristas).
Aniversário da cidade de Formiga, em Minas Gerais.
Aniversário da cidade de Lagoa Dourada, em Minas Gerais.

Aniversário da cidade de Sertanópolis, em Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário