A proporção áurea, número de ouro, número áureo
ou proporção de ouro é uma constante real algébrica irracional denotada pela
letra grega (PHI), em homenagem ao escultor Phideas (Fídias), que a teria
utilizado para conceber o Parthenon, e com o valor arredondado a três casas
decimais de 1,618. Também é chamada de seção áurea (do latim sectio aurea) 1, razão
áurea, 2 razão de ouro, média e extrema razão (Euclides), divina proporção,
divina seção (do latim sectio divina), proporção em extrema razão3 , divisão de
extrema razão ou áurea excelência4 5 . O número de ouro é ainda frequentemente
chamado razão de Phidias .
Desde a Antiguidade, a proporção áurea é usada
na arte. É frequente a sua utilização em pinturas renascentistas, como as do
mestre Giotto. Este número está envolvido com a natureza do crescimento. Phi
(não confundir com o número Pi ), como é chamado o número de ouro, pode ser
encontrado na proporção das conchas (o nautilus, por exemplo), dos seres
humanos (o tamanho das falanges, ossos dos dedos, por exemplo) e nas colmeias,
entre inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem do crescimento.
Justamente
por estar envolvido no crescimento, este número se torna tão frequente. E
justamente por haver essa frequência, o número de ouro ganhou um status de
"quase mágico", sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores.
Apesar desse status, o número de ouro é apenas o que é devido aos contextos em
que está inserido: está envolvido em crescimentos biológicos, por exemplo. O
fato de ser encontrado através de desenvolvimento matemático é que o torna
fascinante.
Cálculo
do número
Divisão em média e extrema razão. A partir de
um segmento de 10 unidades, determina-se a sua seção áurea multiplicando-o por
0,618 (média). Para encontrar-se um segmento maior, em extrema razão, deve-se
multiplicar as dez unidades iniciais por 1,618.
Definição
algébrica
A razão áurea é definida algebricamente como:
A equação da direita mostra que o que pode ser substituído na parte esquerda,
resultando em:
Cancelando b em ambos os lados, temos:
Multiplicando ambos os lados por resulta:
Finalmente, subtraindo de ambos os membros da
equação e multiplicando todas as parcelas por encontramos:
Que
é uma equação quadrática da forma em que agora, basta resolver essa equação
quadrática. Pela Fórmula de Bháskara:
A
única solução positiva dessa equação quadrática é a seguinte:
Que
é o número
Sequência de Fibonacci
Representação da sequência de Fibonacci na Mole
Antonelliana em Turim, Itália.
Como
é um número extraído da sequência de Fibonacci, o número áureo representa
diretamente uma constante de crescimento.
O número áureo é aproximado pela divisão do
enésimo termo da Série de Fibonacci (0, 1,1,2,3,5,8,13,21,34,55,89,..., na qual
cada número é a soma dos dois números imediatamente anteriores na própria
série) pelo termo anterior. Essa divisão converge para o número áureo conforme
tomamos cada vez maior. Podemos ver um exemplo dessa convergência a seguir, em
que a série de Fibonacci está escrita até seu oitavo termo [0, 1, 1, 2, 3, 5,
8, 13]:
Série de
frações
O número áureo também pode ser encontrado
através de frações sucessivas, normalmente representadas com [a,b,c,d,e], o que
resulta em:
A aproximação do número áureo vem com a
quantidade de números 1 em uma representação de Série de Frações. O valor varia
em torno do número áureo, sendo maior ou menor alternadamente, mas sempre se
aproximando deste.
Série de
raízes
Proporção áurea na natureza
Por que esse número é tão apreciado por
artistas, arquitetos, projetistas e músicos? Porque a proporção áurea, como o
nome sugere, está presente na natureza, no corpo humano e no universo.
Este número, assim como outros, por exemplo o
Pi, estão presentes no mundo por uma razão matemática existente na natureza.
Essa sequência aparece na natureza, no DNA, no
comportamento da refração da luz, dos átomos, nas vibrações sonoras, no
crescimento das plantas, nas espirais das galáxias, dos marfins de elefantes,
nas ondas no oceano, furacões, etc.
Figuras
geométricas
Um decágono regular, inscrito numa
circunferência, tem os lados em proporção áurea com o raio da circunferência.
Segmentos do pentagrama estão na proporção
áurea, como mostra a figura. O pentagrama é obtido traçando-se as diagonais de
um pentágono regular. O pentágono menor, formado pelas interseções das
diagonais, está em proporção com o pentágono maior, de onde se originou o
pentagrama. A razão entre as medidas dos lados dos dois pentágonos é igual ao
quadrado da razão áurea.
Um pentagrama regular é obtido traçando-se as
diagonais de um pentágono regular. O pentágono menor, formado pelas interseções
das diagonais, também está em proporção com o pentágono maior, de onde se
originou o pentagrama. A razão entre as medidas dos lados dos dois pentágonos é
igual ao quadrado da razão áurea. A razão entre as medidas das áreas dos dois
pentágonos é igual a quarta potência da razão áurea.
Chamando os vértices de um pentagrama de A, B,
C, D e E, o triângulo isósceles formado por A, C e D tem seus lados em relação
dourada com a base, e o triângulo isósceles A, B e C tem sua base em relação
dourada com os lados.
Quando Pitágoras descobriu que as proporções no
pentagrama eram a proporção áurea, tornou esse símbolo estrelado como a
representação da Irmandade Pitagórica. Esse era um dos motivos que levava
Pitágoras a dizer que "tudo é número", ou seja, que a natureza segue
padrões matemáticos.
A Maçonaria também tomou emprestado o
simbolismo da Proporção Dourada em seus ensinamentos, com a utilização de seu
método para obtenção do Pentagrama e do Quadrado Oblongo, existentes em algumas
Lojas Maçônicas.
Vegetais
Semente de girassol – A proporção em que
aumenta o diâmetro das espirais de sementes de um girassol é a razão áurea.
Achillea ptarmica – Razão do crescimento de
seus galhos.
Folhas das Árvores – A proporção em que
diminuem as folhas de uma árvore à medida que subimos de altura.
Animais
População de abelhas – A proporção entre
abelhas fêmeas e machos em qualquer colméia.
Concha do caramujo Nautilus – A proporção em
que cresce o raio do interior da concha desta espécie de caramujo. Este molusco
bombeia gás para dentro de sua concha repleta de câmaras para poder regular a
profundidade de sua flutuação. Obs.: até hoje não se encontrou nenhum caramujo
Nautilus que comprove essa afirmação amplamente difundida! (vide "O número
de Ouro", Michel Spira, palestra OBMEP, 2006; Colaboração: Prof. Francisco
Teodorico Pires de Souza)
Outros
– phi estão também nas escamas de peixes, presas de elefantes, crescimento de
plantas.
Corpo
humano
O Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci. As
ideias de proporção e simetria aplicadas à concepção da beleza humana.
Proporções áureas em uma mão.
A altura do corpo humano e a medida do umbigo
até o chão.
A altura do crânio e a medida da mandíbula até
o alto da cabeça.
A medida da cintura até a cabeça e o tamanho do
tórax.
A medida do ombro à ponta do dedo e a medida do
cotovelo à ponta do dedo.
O tamanho dos dedos e a medida da dobra central
até a ponta.
A medida da dobra central até a ponta dividido
e da segunda dobra até a ponta.
Essas proporções anatômicas foram bem
representadas pelo "Homem Vitruviano", obra de Leonardo Da Vinci.
Dimensão do útero em mulheres jovens (16 e 20
anos), segundo o pesquisador Jasper Vergtus, da Universidade de Leuven.9
Aplicações
O homem sempre tentou alcançar a perfeição,
seja nas pinturas, seja nos projetos arquitetônicos, seja até mesmo na música.
Arte
As linhas vermelhas representam os eixos
vertical e horizontal. As linhas brancas são divisões áureas. Os olhos e a boca
estão posicionados nessa estrutura geométrica.
A proporção áurea foi muito usada na arte, em
obras como O Nascimento de Vênus, quadro de Botticelli, em que Afrodite está na
proporção áurea. Essa proporção estaria ali aplicada pelo motivo de o autor
representar a perfeição da beleza.
Em
O Sacramento da Última Ceia, de Salvador Dalí, as dimensões do quadro
(aproximadamente 270 cm × 167 cm) estão numa Razão Áurea entre si. Na história
da arte renascentista, a perfeição da beleza em quadros foi bastante explorada
com base nessa constante. Vários pintores e escultores lançaram mão das
possibilidades que a proporção lhes dava para retratar a realidade com mais
perfeição.
A Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, tem a
proporção áurea nas relações entre o tronco e a cabeça, bem como nos elementos
da face, mas isso é uma característica inerente ao ser humano e tais proporções
podem ser encontradas na maioria das pinturas em que a anatomia tenha sido
respeitada.
Medições feitas por computador mostram que os
olhos de Mona Lisa estão situados em subdivisões áureas da tela.
Literatura
Na literatura, o número de ouro encontra sua
aplicação mais notável no poema épico grego Ilíada, de Homero, que narra os
acontecimentos dos últimos dias da Guerra de Troia. Quem o ler notará que a
proporção entre as estrofes maiores e as menores dá um número próximo a 1,618,
o número de ouro.
Luís de Camões na sua obra Os Lusíadas, colocou
a chegada à Índia no ponto que divide a obra na razão de ouro.
Virgílio em sua obra Eneida, construiu a razão
áurea com as estrofes maiores e menores.
Retângulo
dourado
Proporção áurea em retângulos.
Ver artigo principal: Rectângulo de ouro
Em geometria, o retângulo de ouro surge do
processo de divisão em média e extrema razão, de Euclides. Ele é assim chamado
porque ao dividir-se a base desse retângulo pela sua altura, obtêm-se o número
de ouro 1,618.12
Música
O número de ouro está presente nas famosas
sinfonias Sinfonia n.º 5 e a Sinfonia n.º 9, de Ludwig van Beethoven, e em
outras diversas obras. Outro fato interessante registrado na Revista Batera, em
um artigo sobre o baterista de jazz Max Roach, é que, em seus solos curtos, aparece
tal número, se considerarmos as relações que aparecem entre tempos de bumbo e
caixa. O compositor húngaro Béla Bartók utiliza esta relação de
proporcionalidade constantemente em sua obra. Este fato pode ser visto na
análise da música de Bartók feita por Ernö Lendvai (Béla Bartók: And Analysis
of his Music).
Cinema
O
diretor russo Sergei Eisenstein se utilizou do número no filme O Encouraçado Potemkin para marcar
os inícios de cenas importantes da trama, medindo a razão pelo tamanho das
fitas de película.
Alusão à seção áurea na estação Saldanha do
metrô de Lisboa.
Objetos
atuais
Atualmente, essa proporção ainda é muito usada.
Ao padronizar internacionalmente algumas medidas usadas em nosso dia-a-dia, os
projetistas procuraram "respeitar" a proporção divina. A razão entre
o comprimento e a largura de um cartão de crédito, alguns livros, jornais, uma
foto revelada, são alguns exemplos entre outros.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
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