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Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali i
Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol (Figueres, 11 de Maio de 1904 — Figueres,
23 de Janeiro de 1989), conhecido apenas como Salvador Dalí, foi um importante
pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí
chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com
excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos mestres do
Renascimento.
O seu trabalho mais conhecido, A Persistência
da Memória, foi concluído em 1931. Salvador Dalí teve também trabalhos
artísticos no cinema, escultura, e fotografia. Ele colaborou com a Walt Disney
no curta de animação Destino, que foi lançado postumamente em 2003 e, ao lado
de Alfred Hitchcock, no filme Spellbound.
Também
foi autor de poemas dentro da mesma linha surrealista.
Dalí
insistiu em sua "linhagem árabe", alegando que os seus antepassados
eram descendentes de mouros que ocuparam o sul da Espanha por quase 800 anos
(711 a 1492), e atribui a isso o seu amor de tudo o que é excessivo e dourado,
sua paixão pelo luxo e seu amor oriental por roupas.
Tinha uma reconhecida tendência a atitudes e
realizações extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes
aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que incomodava os
seus críticos, já que sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar
o seu trabalho artístico.
Biografia
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech
nasceu às 8h45 da manhã de 11 de maio de 1904, no número vinte da carrer (rua)
Monturiol da vila de Figueres, Catalunha, Espanha. O seu irmão mais velho, também chamado
Salvador (nascido em 12 de outubro de 1901), morreu de gastroenterite, nove
meses antes, em 1 de agosto de 1937 ". O seu pai, Salvador Dalí i Cusí,
era um advogado de classe-média, figura popular da cidade e senhor de um
caráter irrascível e dominador; a sua mãe, Felipa Domenech Ferrés, sempre
incentivou os esforços artistícos do filho.
Dalí também teve uma irmã, Ana Maria, que era
três anos mais nova. Em 1949, ela publicou um livro sobre o seu irmão,
"Dalí visto pela sua irmã".
Dalí frequentou a Escola de Desenho Federal,
onde iniciou a sua educação artística formal. Em 1916, durante umas férias de
verão em Cadaquès, passadas com a família de Ramon Pichot, descobriu a pintura
impressionista. Pichot era um artista local que fazia viagens frequentes a
Paris. No ano seguinte, o pai de Dalí
organizou uma exposição dos desenhos a carvão do filho na sua casa de família.
A sua primeira exposição pública ocorreu no Teatro Municipal em Figueres em
1919.
Em fevereiro de 1921, a sua mãe morreu de
cancro da mama. Dalí, então com dezesseis anos de idade, disse depois da morte
da sua mãe: "foi o maior golpe que eu havia experimentado em minha vida.
Eu adorava-a… eu não podia resignar-me a perda de um ser com quem eu contei
para tornar invisíveis as inevitáveis manchas da minha alma"
Após a
morte de Felipa Domenech Ferrés, o pai de Dalí casou-se com a irmã da falecida
esposa. Dalí não se ressentiu por este casamento, como alguns pensaram, pois
ele tinha um grande amor e respeito por sua tia.
Paris e
Madrid
Em outubro de 1921, Dalí foi viver para Madrid,
onde estudou na Academia de Artes de San Fernando. Já então Dalí chamava a
atenção nas ruas com um excêntrico cabelo comprido, um grande laço ao pescoço,
calças até ao joelho, meias altas e casacos compridos. O que lhe granjeou maior
atenção por parte dos colegas foram os quadros onde fez experiências com o
cubismo (embora na época destes primeiros trabalhos ele provavelmente não
compreendesse por completo o movimento cubista, dado que tudo o que sabia dessa
arte provinha de alguns artigos de revistas e de um catálogo que Ramon Pichot
lhe oferecera, visto não haver artistas cubistas, neste tempo, em Madrid).
Fez também experiências com o Dadaísmo, que
provavelmente influenciou todo o seu trabalho. Nesta altura, tornou-se amigo
íntimo do poeta Federico García Lorca e de Luis Buñuel. Dalí foi expulso da
Academia em 1926, pouco tempo depois dos exames finais, em que declarou que
ninguém na Academia era suficientemente competente para o avaliar. Seu domínio
de competências na pintura está bem documentado, nesse tempo, na sua impecável
e realista pintura "Cesto de Pão", de 1926.
Em 1924 o ainda desconhecido Salvador Dalí
ilustrava pela primeira vez um livro, o poema grego"Les bruixes de
Llers" ( "As bruxas de Llers") de seu amigo, o poeta Carles
Fages de Climent.
Nesse mesmo ano fez a sua primeira viagem a
Paris, onde se encontrou com Pablo Picasso, que era admirado pelo jovem Dalí.
("Vim vê-lo antes de ir ao Louvre", disse-lhe Dalí. "Fez você
muito bem", respondeu-lhe Picasso.) Picasso já tinha ouvido falar bem de
Dalí através de Juan Miró. Nos anos seguintes, Dali realizou uma série de
trabalhos fortemente influenciados por Picasso e Miró, enquanto ia
desenvolvendo o seu estilo próprio. Algumas tendências no trabalho de Dalí que
iriam permanecer ao longo de toda a sua carreira já eram evidentes na década de
1920, principalmente por Raphael, Bronzino, Francisco de Zurbarán, Vermeer, e
Velázquez. As exposições de seus trabalhos em Barcelona despertaram grande atenção
e uma mistura de elogios e debates e causando por parte dos críticos. Nesta
época, Dalí deixou crescer o bigode, que se tornou emblemático nele, estilo
baseado no pintor do século XVII espanhol Diego Velázquez.
Em
1929, colaborou com o cineasta espanhol Luis Buñuel no curta-metragem Un Chien
Andalou, e conheceu, em agosto, a sua musa e futura mulher, Gala Éluard (cujo
nome verdadeiro é Elena Ivanovna Diakonova,18 nascida em 7 de Setembro de 1894,
em Kazan, Tartária, Rússia), uma imigrante russa dez anos mais velha que Dalí,
casada na época com o poeta surrealista Paul Éluard. Juntou-se oficialmente ao
grupo surrealista no bairro parisiense de Montparnasse (embora o seu trabalho
já estivesse a ser influenciado há dois anos pelo surrealismo). Em 1934 Dalí e
Gala, que já viviam juntos desde 1929, casaram-se numa cerimónia civil.
Personalidade e política
A política desempenhou um papel significativo
na sua emergência como um artista. Ele foi por vezes retratado como um apoiante
do autoritário Francisco Franco. André
Breton, líder do movimento surrealista, fez um grande esforço para dissociar o
seu nome do surrealismo. A realidade é provavelmente um pouco mais complexa. Em
qualquer caso, ele não era um anti-semita, pois era inclusive amigo do famoso
arquiteto e designer Paulo László, que era judeu. Ele também proferiu grande
admiração por Freud (a quem ele conheceu), e Einstein, ambos judeus.
Em sua juventude, Dalí abraçou por um tempo
tanto o anarquismo como o comunismo. Em seu livro, Dalí, em 1970, declara-se um
anarquista e monarquista. Enquanto na cidade de Nova Iorque em 1942, ele
denunciou o seu colega, o cineasta surrealista Luis Buñuel como ateu e
comunista, o que levou Buñuel a ser despedido de sua posição no Museu de Arte
Moderna e, posteriormente, constar na lista negra da indústria cinematográfica
estadunidense.
Com a eclosão da Guerra Civil Espanhola, Dalí
fugiu e se recusou a alinhar-se a qualquer grupo. Após o seu regresso à
Catalunha após a Segunda Guerra Mundial, Dalí se tornou mais próximo ao regime
de Franco. Alguns declararam que Dalí apoiou o regime de Franco, felicitando-o
por suas ações, em "limpar a Espanha de forças destrutivas". Dizem
que enviou uma mensagem a Franco, "elogiando-lhe por assinar a sentença de
morte de presos políticos." Dalí encontro Franco uma vez” Nem sequer
reuniu-se pessoalmente com ele para pintar um retrato de sua neta. É impossível
determinar se suas homenagens a Franco foram sinceras ou caprichosas, uma vez
que ele também enviou um telegrama louvando o romeno Nicolae Ceauşescu, líder
comunista. O jornal diário romeno "Scînteia" publicou-o, sem
suspeitar seu aspecto de troça.
Em 1960, Dalí começou a trabalhar no
Teatro-Museum Salvador Dalí, na sua terra natal, em Figueres. Foi o projeto de
maior vulto de toda a sua carreira e o principal foco de suas energias até
1974, embora continuasse a fazer acrescentos até meados dos de 1980.
Teatro-Museu Dalí.
Gala morreu em Port Lligat na madrugada de 10
de Junho de 1982 Desde então, Dalí ficou profundamente deprimido e
desorientado, perdendo toda a vontade de viver. Recusava-se a comer, ficando
desidratado, teve de ser alimentado por uma sonda nasal. Em 1980, um coquetel
de medicamento não prescrito danificou seu sistema nervoso, provocando assim um
inoportuno fim a sua capacidade artística. Aos 76 anos, a "cada vez
saudável" Dalí sofre tremores terríveis ao seu lado direito, causado pelo
Mal de Parkinson.
Túmulo de Salvador Dalí.
Mudou-se de Figueres para o castelo em Pubol,
que comprara para Gala. Em 1984, deflagrou um incêndio no seu quarto em
circunstâncias pouco claras — talvez tenha sido uma tentativa de suicídio de
Dalí, talvez tenha sido uma tentativa de homicídio de um empregado, ou talvez
simples negligência pelo seu pessoal — mas Dalí foi salvo e levado para
Figueres, onde um grupo de amigos, patronos e artistas se assegurou de que o
pintor vivesse confortavelmente os seus últimos anos no teatro-museu.
Em novembro de 1988 Dalí foi levado ao hospital
com insuficiência cardíaca e em 5 de dezembro de 1988 foi visitado pelo rei
Juan Carlos da Espanha, que confessou ter sido sempre um devoto de Dalí. Em 23
de janeiro de 1989, enquanto o seu favorito e recorde de Tristan Isolde jogava,
morreu de insuficiência cardíaca em Figueres, com a idade de 84, e, vindo
círculo completo, está sepultado na cripta do seu Teatro-Museu Dalí, em
Figueres, do outro lado da rua, a partir da igreja de Sant Pere. Onde ocorreram
seu funeral, primeira comunhão, e de batismo, a três quarteirões da casa onde
nasceu.
Simbolismo
Ver
artigo principal: Simbolismo
… Estou pintando quadros que me
fazem morrer de alegria, estou criando com absoluta naturalidade, sem a menor
preocupação estética, estou fazendo coisas que me inspiram com uma profunda
emoção e estou tentando pintá-los com honestidade.
—
Salvador Dalí, em Dawn Ades, Dalí e Surrealismo
Casa-Museu Salvador Dalí.
Dalí explorou intensamente o Simbolismo em seu
trabalho. Por exemplo, a marca dos relógios fundidos que aparecem inicialmente
em A persistência da memória, sugerem teoria de Einstein de que o tempo é
relativo e não fixo. A ideia de relógios
simbolicamente funcionamento desta forma foi criada quando Dalí viu um pedaço
de queijo Camembert derretendo em um dia quente de agosto.
O elefante é também uma imagem recorrente nas
obras do Dalí. Ele apareceu pela primeira vez em 1944, em sua obra Sonho
Causado Pelo Voo de uma Abelha ao Redor de Uma Romã um Segundo Antes de
Acordar. Os elefantes, inspirados por Gian Lorenzo Bernini, em Roma base da
escultura de um elefante transportando um antigo obelisco. Conjugada a imagem
de suas pernas quebradiças, esse comprometimento em criar um sentimento de
fantasmagórico da realidade. "O elefante é uma distorção do espaço, em uma
análise explica, "as suas pernas contrastam com a ideia de
imponderabilidade com a estrutura."
O ovo é outra imagem comum na obra de Dalí, o
qual expressa a ideal pré-natal e intrauterina, que aparece em O grande
masturbador e Metamorfose de Narciso e assim utilizá-lo para simbolizar a
esperança e a caridade. Diversos animais aparecem em todo o seu trabalho:
formigas remontam à morte, decadência, e o imenso desejo sexual; o caramujo
relaciona-se com a cabeça humana. Esta ideia partiu de quando avistou um
caramujo em cima de uma bicicleta, perto da casa de Freud, quando se
conheceram; e gafanhotos são um símbolos de desperdício e de medo.
Surrealismo
Surrealismo irá, pelo menos, ter
servido para dar prova de que a experimentação total da esterilidade e das tentativas
de automatizações terem ido longe demais e de terem conduzido a um sistema
totalitário… Hoje, a preguiça e a total falta de técnica chegaram ao seu
paroxismo no significado psicológico da atual utilização da faculdade.
—
Salvador Dalí
André Breton acusou Dalí de defensor do
"novo" e "irracional" no "Fenômeno Hitler", mas o
artista rapidamente rejeitava esta alegação dizendo, "Eu nem sou
hitleriano de fato, nem de intenção." No entanto, quando Francisco Franco
chegou ao poder no rescaldo da Guerra Civil Espanhola, o apoio ao novo regime,
entre outras coisas, levaram a sua suposta expulsão do grupo surrealista.18 À
época André Breton cunhou o anagrama Ávida dólares" (por Salvador Dalí),
que pode ser traduzido como "Ávido por dólares". Dalí replicou,
"A única diferença entre Eu e os Surrealistas é que Eu sou o
Surrealismo". Os surrealistas mais radicais falavam de Dalí no passado,
como se ele estivesse morto. Vários membros do grupo como Ted Joans,
continuariam tratando a questão de forma extremamente dura e polêmica contra
Dalí, até ao momento da sua morte.
Salvador Dali em 1972
Nesta fase o seu principal patrono Edward
James, um poeta e patrono do movimento surrealista.Edward James ajudou o jovem
Salvador Dalí a emergir no mundo da arte através da compra de muitas obras e do
apoio financeiro durante dois anos. Eles se tornaram bons amigos e James
caracterizava a pintura de Dalí como "Cisnes refletindo elefantes."
Ele também colaborou com dois dos mais duradouros ícones do movimento
surrealista: o Telfone-lagosta e o Sofá-lábios de Mae West.
"Durante este período Dalí nunca parou de
escrever", escreveu Robert Descharnes e Nicolas. Em 1941, ele elaborou um
filme chamado "Cenário de Jean Gabin Moontide". Ele escreveu
catálogos de exposições como a sua própria, na Knoedler Gallery [na cidade de
Nova Iorque em 1943]. Ele também escreveu um romance (publicado em 1944) acerca
de um salão de automóveis. Isso começou com um desenho de Edwin Cox, publicado
no jornal Miami Herald mostrando-o vestindo um automóvel em uma noite
bata."31
Em
1940, no início da II Guerra Mundial na Europa, Dalí e Gala mudaram-se para os
Estados Unidos, onde viveram durante oito anos. Após este período, Dalí
regressou para a prática do catolicismo. Em 1942, ele publicou sua
autobiografia, A Vida Secreta de Salvador Dalí. Um frei italiano, Gabriele
Maria Berardi, alegou ter realizado um exorcismo em Dalí, enquanto ele estava
na França em 1947.32 Gabriel possuia uma escultura de Cristo na cruz que Dalí
tinha dado o seu exorcista de agradecer a ele.32 A escultura foi descoberta em
2005, e dois peritos em Surrealismo espanhol confirmaram que havia motivos
suficientes para crer em similaridades entre outras esculturas feitas por Dalí.
The
Rainbow (1972), Centro M.T. Abraham de Artes Visuais.
Foi
na sua amada Catalunha que Dalí viveu o resto da vida. O facto de ter escolhido
viver em Espanha enquanto o país era governado pelo ditador fascista Francisco
Franco trouxe-lhe críticas dos progressistas e de muitos outros artistas.
Alguns pensam que o desprezo comum pelo trabalho tardio de Dalí tem mais a ver
com política do que com os verdadeiros méritos desse trabalho. Em 1959, André
Breton organizou uma exposição denominada de "Homenagem ao
Surrealismo", em que comemora os quadragésimo aniversário do Surrealismo,
que incluiu obras de Salvador Dalí, Joan Miró, Enrique Tábara, e a Eugenio
Granell. Breton combateu com veemência a inclusão de de Sistine Madonna, no
Exposição Internacional Surrealismo em Nova Iorque no ano seguinte.
Após a Segunda Guerra Mundial, Dali manteve
características de pintura técnica e um interesse na ilusão óptica, ciência e
religião. Cada vez mais católica e inspirado pelo choque de Hiroshima, demarcado
por ele como "Misticismos Nucleares". Em pinturas como Madonna de
Port-O Lligat (primeira versão) de 1949, Corpus Hypercubus e de 1954, Dalí
procurou sintetizar a iconografia cristã com imagens inspiradas pela
desintegração dos materiais nucleares. Obras como La Gare de Perpignan, de
1965, alucinogéneos e Toreador de 1968-1970. Em 1960, Dalí começou trabalhos
sobre o Teatro e Museu de sua cidade-natal de Figueres; foi o seu maior projeto
único e o principal foco da sua energia até 1974.
Em
1968, Dalí filmou um anúncio de televisão para Lanvin chocolates35 e de 1969
projetou o logotipo da empresa Chupa Chups. Também em 1969, ele foi responsável
pela criação do aspecto da publicidade 1969 Festival Eurovisão da Canção, metal
e criou uma grande escultura, que se situava no palco, no Teatro Real de
Madrid.
Obras
Exposição em Londres.
Dalí produziu mais de 1500 quadros ao longo da
sua carreira,36 e também ilustrações para livros, litografias, desenhos para
cenários e trajes de teatro, um grande número de desenhos, dezenas de
esculturas e vários outros projectos.
A
Persistência da Memória
Em 1931, Dalí pintou uma de suas mais famosas
obras, A Persistência da Memória. Às vezes chamada de "Relógios
fundidos", o trabalho apresenta o surrealista imagem da fusão de um
relógio de bolso. A interpretação geral do trabalho é a de que o relógio é,
incansavelmente, o pressuposto de que o tempo é rígido ou determinista, e neste
sentido é apoiado por outras imagens, no trabalho, tais como a vasta expansão
da paisagem e de formigas a voar a devorar os outros relógios.
As duas maiores colecções de trabalhos de Dalí
são o museu Salvador Dalí em Saint Petersbourg, Florida, EUA, e o Teatro-Museo
Salvador Dalí em Figueres, Catalunha, Espanha.
Dalí foi um artista versátil, e não limitou-se
apenas a pintura artística. Algumas de suas obras artísticas mais populares são
esculturas e outros objetos, e ele também é conhecido pelas suas contribuições
ao teatro, moda, fotografia, entre outras áreas.
Esculturas
Rinoceronte vestido con puntillas, de 1956,
pesa 3.600 quilos.
Dois dos mais populares objetos do surrealismo
foram os Telefone Lagosta e o Sofá-lábios de Mae West, completados por Dalí em
1936 e 1937, respectivamente. O artista surrealista e patrono Edward James
encomendou esses dois tipos de peças de Dalí; James herdou aos cinco anos uma
grande número de imóveis em West Dean, West Sussex, e foi um dos principais
apoiantes dos surrealists na década de 1930. "Lagostas e telefones tiveram
forte conotação sexual para [Dalí] ", de acordo com a exibição da legenda
para o "Telefone-lagosta", a que ele chamou de estreita analogia
entre alimentos e sexo". O telefone foi funcionais, e James comprou
quatro, um deles de Dalí para substituir os telefones em seu retiro casa. Uma
figura encontra-se no Tate Gallery, o segundo pode ser encontrada no museu
alemão Museum für Kommunikation Frankfurt, em Frankfurt am Main; o terceiro
pertence à Fundação Edward James; eo quarto está na National Gallery of
Australia.
"A madeira e cetim" e Sofá-lábios de
Mae West foram moldada após Dalí observar os lábios da atriz Mae West, a que
achou fascinante. West foi anteriormente objeto de Dalí em 1935 para pintura o
rosto de Mae West. A obra está atualmente em Brighton e acasionalmente em
museus da Inglaterra.
Durante os anos entre 1941 e 1970 Dalí também
foi responsável pela criação de um impressionante conjunto de jóias, no total.
As jóias são criações intrincados e algumas contêm partes móveis. A mais famosa
jóia criada por Dalí foi "The Royal Heart". Foi trabalhada com ouro e
incrustrada com quarenta e seis rubis, quarenta e dois diamantes e quatro
esmeraldas, criado de forma a que o centro "batidas" assemelham-se a
um verdadeiro coração. A coleção pode ser vista no Teatro Museu-Dalí em
Figueres, Catalunha, Espanha, onde está em exposição permanente.
Sem uma audiência, sem a presença de
espectadores, essas jóias não iriam cumprir a função para a qual anseei. O
espectador, então, é o melhor artista.
—
Dalí, 1959. O "Dalí - Joies" ("As Jóias de Dalí")
Teatro
No teatro, Dalí é lembrado para a construção do
cenário da peça de 1927 Mariana Pineda, de García Lorca .40 Para Bacchanale
(1939), baseado em um balé e definido com uma música de Richard Wagner, de 1845
da ópera Tannhäuser, Dalí forneceu tanto o conjunto de design quanto o libretto.
Cinema
Dalí também participou da produção de filmes,
mais notavelmente pela do filme Un chien andalou, um filme francês de 17
minutos co-escrito com Luis Buñuel, que é amplamente lembrado por seus gráficos
cena simulando a abertura de um globo ocular com uma navalha. Dalí colaborou
novamente com Luis Buñuel em 1930 no filme, l'âge d'Or, e passou a escrever uma
série de roteiros, muito poucos dos quais foram concebidos. Os mais conhecidos
projetos de seu filme é provavelmente o sonho na sequência de Spellbound, de
Alfred Hitchcock, que lembra fortemente em temas de psicanálise. Ele também
trabalhou com uma produção Disney, na animação Destino; concluída em 2003 por
Baker Bloodworth e Roy Disney, que contém imagens de sonho - como estranhas
figuras e andar a pé pelo ar. Dalí completou apenas um outro filme em sua vida:
Impressões de Alta Mongólia (1975), na qual ele narrou uma história sobre uma
expedição em busca de gigantes cogumelos alucinogéneos. As imagens
microscópicas foram baseadas em ácido úrico, manchas bronze sobre a banda de
uma caneta esferográfica, sobre a qual Dalí teria urinado durante várias
semanas.
Dalí construído um repertório em indústrias da
moda e da fotografia. Na moda, a sua cooperação com a estilista italiana Elsa
Schiaparelli é bem conhecida, onde Dalí foi contratado pela Schiaparelli para
produzir um vestido branco. Outros desenhos Dalí fez a sua incluir um sapato em
forma de chapéu e uma rosa para um cinto com fivela no formato de lábios.
Também participou na criação de desenhos têxteis e de frascos para perfumes.
Com Christian Dior, em 1950, Dalí cria a peça "fantasia para o ano
2045." Fotógrafos com quem colaborou incluem Man Ray, Brassaï, Cecil
Beaton, e Philippe Halsman.
O
filme Little Ashes, que foi lançado em 2009, é baseado na sua vida e obra.
Robert Pattinson interpreta o papel de Dali no filme Poucas cinzas.
Evolução do movimento
Principais características
Artistas Plásticos
Cubismo
Origem:
Wikipédia, a enciclopédia livre.
História
da arte
Cubismo é um movimento artístico que surgiu no
século XX, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso
e Georges Braque e tendo se expandido para a literatura e a poesia pela
influência de escritores como Guillaume Apollinaire, John dos Passos e Vladimir
Maiakovski. O quadro "Les demoiselles d'Avignon", de Picasso, 1907 é
conhecido como marco inicial do Cubismo.2 Nele ficam evidentes as referências a
máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial do cubismo, juntamente com a
obra de Paul Cézanne.
O Cubismo tratava as formas da natureza por
meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo
plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a
aparência real das coisas.2
Historicamente
o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria
tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros.
Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar
os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem
abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao
espectador.2 Na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum
compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.1
O pintor cubista tenta representar os objetos
em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o
predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos
ou objetos.1 Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob
todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e
volumes.
Evolução do movimento
Fase cezannista ou cezaniana - 1907 a 1909
Fase analítica ou hermética - 1909 a 1912
caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos.
Decompondo a obra em partes, o artista registra todos os seus elementos em
planos sucessivos e superpostos, procurando a visão total da figura,
examinado-a em todos os ângulos no mesmo instante, através da fragmentação
dela. Essa fragmentação foi tão grande, que se tornou qualquer figura nas pinturas
cubistas. A cor se reduz aos tons de castanho, cinza e bege.
Cubismo Sintético - 1911 reagindo à excessiva
fragmentação dos objetos e à destruição de sua estrutura. Basicamente, essa
tendência procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis. Também chamado de
Colagem porque introduz letras, palavras, números, pedaços de madeira, vidro,
metal e até objetos inteiros nas pinturas. Essa inovação pode ser explicada
pela intenção dos artistas em criar efeitos plásticos e de ultrapassar os
limites das sensações visuais que a pintura sugere, despertando também no
observador as sensações táteis.
Desta última fase decorrem dois movimentos:
Orfismo
Secção de Ouro
Principais características
Geometrização
das formas e volumes;
Renúncia
à perspectiva;
O
claro-escuro perde sua função;
Representação
do volume colorido sobre superfícies planas;
Sensação
de pintura escultórica;
Cores
austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um
castanho suave.
Cores
fechadas.
Artistas Plásticos
Juan
Gris, 1914: Homem no café
Paul
Cézanne
Pablo
Picasso
Georges
Braque
Juan
Gris
Kazimir
Malevich
Lyonel
Feininger
Fernand
Léger
Umberto
Boccioni
Robert
Delaunay
Diego
Rivera
Alexandra
Nechita
Tarsila
do Amaral
Vicente
do Rego Monteiro
Escritores
e poetas [editar]
Érico
Veríssimo
John
dos Passos
Guillaume
Apollinaire
Blaise Cendrars
Jean Cocteau
Pierre Reverdy
Oswald
de Andrade
Raul
Bopp
Com
influência cubista (uso de técnicas)
Cubofuturismo
russo
Futurismo
italiano
Fernando
Pessoa
Tyrteu
Rocha Vianna
FAUVISMO, CUBISMO, ABSTRACIONISMO, GRAVURA, IMPRESSIONISMO, EXPRESSIONISMO, SURREALISMO E FUTURISMO.
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